TREINAMENTO NR 20 – ASSOCIADA PLANESTE

A fazenda Planeste, associada AMAPA foi contemplada nos dias 27 e 28/06/2017 com o treinamento em NR 20 – Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis, totalizando 16h, direcionado para qualificar e requalificar trabalhadores que atuam com combustíveis e inflamáveis nos postos de abastecimentos e caminhões comboios da fazenda.

Subsidiada financeiramente pelo IBA – Instituto Brasileiro do Algodão, AMAPA contratou a empresa SENAI para proferir o treinamento que foi ministrado pelo instrutor Sr. Luciano Davanso Pechoto – Engenheiro Agrônomo e Segurança do Trabalho, proveniente de Imperatriz MA.

 Conteúdo programático:

  1. Norma Regulamentadora do MTE NR-20;
  2. Equipamento de Proteção Individual e Coletiva (EPI e EPC);
  3. Inflamáveis: características, propriedades, perigos e riscos;;
  4. Controles coletivo e individual para trabalhos com inflamáveis;
  5. Fontes de ignição e seu controle;
  6. Proteção contra incêndio com inflamáveis;
  7. Procedimentos em situações de emergência com inflamáveis;
  8. Metodologias de Análise de Riscos: conceitos e exercícios práticos;
  9. Permissão para Trabalho com Inflamáveis;
  10. Acidentes com inflamáveis: análise de causas e medidas preventivas;
  11. Planejamento de Resposta a emergências com inflamáveis.

Na parte prática do treinamento foi realizado visitações nos locais de abastecimento de máquinas e veículos da fazenda e aos tanques de armazenamento de combustíveis com explicações e orientações práticas de atuação, coordenadas pelo instrutor.

Os treinamentos estão focados na qualificação e requalificação dos colaboradores das fazendas associadas da AMAPA, porém nosso maior cuidado é com a integridade física e mental destes trabalhadores, para isso fortalecemos a cada dia esta parceria rumo à meta de “acidente zero” nas unidades produtivas de algodão no Maranhão, afirma Wellington Silva – Coordenador Executivo AMAPA.

Fotos: