EQUIPE TÉCNICA DA AMAPA PARTICIPA DO 11º CBA EM MACEIÓ AL

Aconteceu nos dias 29/08 a 01/09/2017 o maior encontro do setor cotonicultor do Brasil, 11º CBA – CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO. A cidade de Maceió AL sediou o evento que teve como objetivo fomentar a cadeia produtiva do algodão nos Estados brasileiros em especial no Estado de Alagoas que já foi um importante produtor do País.

AMAPA promoveu com fomento financeiro do IBA a participação de toda sua equipe técnica em busca de atualização e qualificação, na outra ponta, ofertou oportunidade de lazer disponíveis na cidade como um dos benefícios pela contribuição pelos 03 anos de sucesso institucional da associação.

O evento contou com 94 palestrantes, destes 7 estrangeiros que trataram assuntos de toda a cadeia produtiva da cultura do algodão. Também participaram, como congressistas, 20 representantes de países da América Latina e da África, a convite da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), ao todo foram quase 1.400 participantes neste congresso.

O evento foi estruturado para ocorrer as plenárias na parte da manhã, onde foram debatidos temas de maior relevância do setor com palestrantes nacionais e internacionais e mediador, além de participação interativa do público presente através do aplicativo 11º CBA desenvolvido exclusivamente para este propósito.

Nestas plenárias foram abordadas temáticas como Inovação e tecnologia, Atribuição, ocupação e uso das terras no Brasil, Cenário econômico do Brasil e do mundo com participação de palestrantes dos Estados Unidos e Austrália, referências mundiais na produção de algodão.

Na parte da tarde foi ofertado as salas temáticas, onde o participante escolhia o assunto de seu interesse e participava das palestras, seguindo o mesmo formato de um moderador e participação interativa do público através do aplicativo para sanar dúvidas e contribuir com a temática em discussão. Dentre elas destacamos algumas: Controle biológico de pragas, combate a lagartas específicas da cultura, boas práticas agrícolas, correção do solo para melhorar a eficiência de fertilizantes, A fisiologia do algodão e etc.

O congresso findou-se com a palavra do Sr. Arlindo Moura – Presidente em exercício da ABRAPA – Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, entidade promotora do evento salientando a importância e magnitude deste congresso que proporcionou troca de experiências, aprendizagens, networking e tecnologia, além de contribuir com representatividade com a economia local, pelo expressivo volume de visitantes na cidade neste período que aqueceram as vendas no comércio, serviços e turismo.

Estamos atentos as oportunidades deste mercado e buscamos qualificar continuadamente nossa mão de obra por acreditar no potencial e crescimento profissional de cada amapeano, afirma Wellington Silva – Coordenador Executivo da associação.

E que venha o próximo em 2019!

Fotos: