O SUCESSO DO IV RHSULMA 2017, EM BALSAS/MA

Encontro entre palestrantes, profissionais de RH e proprietários de empresas resultou em mais aprendizado.

O IV RHSULMA ou o maior evento de RH do sul do Maranhão foi um grande encontro entre palestrantes, profissionais de RH e Contabilidade e proprietários de empresas, promovido pela AMAPA – Associação Maranhense dos Produtores de Algodão, que buscam, no meio da turbulência de mudanças no E-Social e inovações na CLT, maiores conhecimentos sobre o moderno conceito de RH, para melhor desempenho das funções por um caminho mais interativo e sustentável.

Desde 2015, a AMAPA, idealizadora deste enriquecedor projeto, alimenta seus parceiros diante das mais diversas informações relacionadas ao RH e suas atualizações a partir do dia 11 de novembro de 2017, nas empresas e no E-Social como consolidação das obrigações trabalhistas.

Neste IV RHSULMA, 24 e 25/11, foram inscritos o limite de 100 pessoas de 17 empresas do Sul do MA, PI, TO e BA, que ouviram 05 palestrantes, em dois dias. O encontro aconteceu no auditório da Pousada Recanto dos Pássaros (antigo Águas do Vale) e contou com o patrocínio de instituições, divididas em cotas, como a cota Master (maior valor) – AMAPA e IBA – Instituto Brasileiro do Algodão; cota Ouro (valor médio) – Fapcen, Grupo Progresso, Óticas Ponto de Vista, Instituto Treinar e Grupo Mateus; cota Prata (valor menor) – Educare, Papelaria Perpétua Socorro, Athos Contabilidade, Escritta Contábil, Ponto Max, Denapoli, Ecoseg, Gráfica Fênix, Nosso Estilo Agronegócios, SENAC, Farbras e Lavronorte.

Sobre a organização do evento, o coordenador da AMAPA, Sr. Wellington Nascimento, disse que “a intenção do evento não é ganhar dinheiro, mas fazer um evento qualitativo e rico em conhecimentos, ou seja, somos resistentes sim aos casos de última hora vamos fazer um esforço para deixarmos de lado o ‘jeitinho brasileiro’ e agirmos com planejamento e antecedência”. E isso realmente causou admiração entre alguns participantes, que tiveram um custo de apenas R$ 50,00 pelas palestras, com almoço, lanches, cantinho do network após o encerramento, com direito a coquetel de frios, regado de som ambiente comandado pelo DJ Felipe Augusto à beira das piscinas do Recanto dos Pássaros.

Palestrantes renomados como José Antônio Miguel, advogado e mestre em Ciência Jurídica, falou da Reforma das Leis Trabalhista; Diego Maciel, consultor empresarial, mestre em Ambiente e Desenvolvimento, usou o tema Criatividade para a Gestão de Conflitos; Marcelo Oliveira, também consultor empresarial e professor do IFMA – mestre em Ambiente e Desenvolvimento, Equipes eficazes, novas gerações e novo RH; Irapuan Antônio Nunes, Agrônomo e Engº em Segurança do Trabalho, discorreu sobre o tema e-Social, e o divertido e surpreendente Vagner Garcia, consultor do PNUD/Sebrae, que animou a turma com uma palestra Motivacional. Todos eles preencheram as poucas lacunas almejantes de informações dos profissionais que souberam retribuir participativamente, interagindo os assuntos abordados com o ideal de relembrar ativamente para pôr em prática no seu dia a dia, em seus postos de trabalho.

Raiane Patrícia Sousa Machado, Chefe Deptº RH da JR 4000, disse que “esta foi a primeira vez que participou dos encontros do RHSULMA, mas se soubesse que eram tão bons assim, teriam ido em todos. Mas daqui pra frente não faltarei mais. É muito gratificante e trás um grande aprendizado para nós, profissionais de RH”.

O palestrante motivacional Vagner Garcia, que fechou o encontro, disse que “muitas vezes a empresa busca criar um ambiente ou ela deve buscar criar um ambiente em que as pessoas queiram trabalhar nele. Muitas pessoas entram porque elas querem ganhar um dinheiro, querem ganhar salário, querem ir trabalhar, mas depois de um tempo elas começam a se desmotivar e chamar aquele trabalho de luta, de inferno, de ‘não aguento mais isso’ e a ideia é de a palestra mostrar para o pessoal do RH como que eles podem, com pequenas atitudes, fazerem grandes mudanças na empresa e promover um ambiente melhor de trabalho, ambiente que eu chamo que é o melhor lugar do mundo para se trabalhar”.

Vagner proferiu a palestra com magias e vídeos motivacionais de provocar suspiros e descontração, compondo a séria realidade dos RHs de hoje e o que é necessário para as empresas e colaboradores mudarem a partir desse IV RHSULMA: “se ele (empregado) é funcionário ele é feito para funcionar, então por isso que hoje não se chama mais nem de funcionário, chama-se de colaborador, pois ele é feito para colaborar. Ele é uma pessoa que pensa que pode ajudar, que pode contribuir para o crescimento da empresa, colaborar com o trabalho da empresa. Então, ele deixa de ser uma máquina que só funciona para ganhar dinheiro para ser alguém que colabora.”

Sobre os eventos que a AMAPA promove, Vagner Garcia disse que “esta é uma iniciativa quase que única. Uma empresa privada que queira promover algo para a sociedade e fazer com que pessoas que estão dentro das empresas trabalhando com pessoas, que sejam pessoas melhores e que transformam em pessoas melhores também dentro das suas empresas. Então, essa é uma iniciativa plausível, que com certeza deve ter sua continuidade e deve ter sua adesão cada vez maior. Porque Balsas está ganhando muito com isso.”.

O empresário Cristian Avozani, proprietário da Tecnolife, disse que “para mim teve uma grande importância porque foi passado muito conhecimento. Eu já tinha participado do III RHSULMA, então aprendi muita coisa e nesse aqui também falou bastante coisas trabalhistas que vão me ajudar bastante nessa questão. Toda essa parte da empresa lá sou eu que mexo, então os conhecimentos daqui tiveram uma grande importância e com certeza nos próximos que tiverem eu estarei participando, porque são conhecimentos que ajudam o nosso dia a dia, para quem trabalha com empresa e mexe muito com o RH. Foram destacados vários pontos importantes nesse setor e pode ajudar muito no crescimento da mesma.” Como dono da Tecnolife Cristian disse ainda, acreditar “que a questão de focar no reconhecimento do colaborador é algo muito importante e que muitas empresas, elas deixam a desejar nesse sentido e uma pessoa que trabalha, um funcionário que trabalha desmotivados em uma empresa ele não traz bons resultados para mesma.”

Ariadiny Oliveira Silva de Jesus, escritora, palestrante nas horas vagas, instrutora do SENAC/Balsas e instrutora de Educação Superior no IESB, disse que “o Encontro é de grande relevância sobre a nova reforma trabalhista não deixa de ser um assunto importantíssimo para quem trabalha com RH, para quem trabalha com qualificação profissional como eu que atua no Senac.”. Empolgada, Ariadiny analisa o evento, dizendo: “Eu acho que a palavra que resume isso foi aprendizado, muito conhecimento, bastante coisa nova que foi trazida por todos os palestrantes, como o e-Social, uma questão bem polêmica agora, né? Então acho que foi bastante interessante e todos que estiveram aqui, que participaram, com certeza saíram capacitados e vão levar essa capacitação para as empresas que trabalham atualmente.”.

Após o encerramento do IV RHSULMA 2017, o coordenador da AMAPA e idealizador do evento, Wellington Nascimento Silva, agradeceu a todos os patrocinadores, colaboradores, organizadores e participantes, anunciou o próximo evento (V RHSULMA 2018) com a mesma certeza do sucesso que foi este e convidou todos para o coquetel (Degust Buffet & Lanches) que podiam também buscar seus parceiros(as) para o cantinho do network, à beira das piscinas da Pousada Recanto dos Pássaros, animado de som ambiente e muito salgadinho, que além de fortificar os conhecimentos e as amizades entre os participantes, o network oportunizou a troca de ideias e informações sobre os momentos que passaram lado a lado, no auditório.

Após receberem certificado, alguns participantes ficaram para curtir momentos de descontração e interação no Network, troca de whatsapp e e-mails, ao lado das piscinas da Pousada Recanto dos Pássaros.

Fotos: